foto JOSH EDELSON/AFP |
![]() |
Novo Mac Pro |
A Apple apresentou, esta segunda-feira, dois novos sistemas operativos para iPhone e Mac. É no iOS7 que as novidades são maiores, com um redesign das aplicações e aspeto geral do software, que abandona as parecenças com objetos reais. O Mac Pro sofreu também um redesign radical.
Na conferência anual dedicada aos programadores de software que trabalham para os produtos da empresa, Tim Cook, CEO da Apple, apresentou aquele que considera ser "a maior mudança no iOS desde a introdução do iPhone" no mercado.
No software móvel da empresa, a principal mudança é mesmo o aspeto. Para trás vão ficar as aplicações que fazem lembrar objetos reais, como a de anotações semelhante a um pequeno bloco de papel. O novo design é mais simples e com um aspeto moderno. Esta é uma resposta aos críticos da Apple, que consideravam que o caminho de design que empresa seguia nos seus produtos começava a ficar datado.
O sistema operativo tem também novas funções, entre elas a resposta do ecrã ao movimento do telemóvel. A abertura de aplicações em simultâneo vai também sofrer alterações e a interação com sistemas de entretenimento em automóveis foi trabalhada para permitir que o ecrã do carro exiba o que está a acontecer no monitor do telemóvel.
Na área dos computadores, a Apple mostrou o próximo sistema operativo da marca, que se chamará
OS X Maverick. Como tem sido hábito, esta é uma atualização do sistema anterior, não sendo uma versão criada de raiz. Entre as novidades, estão o novo Safari e uma nova caraterística que poupará recursos do computador, quando as aplicações não estiverem a ser usadas.
Mas as novidades não se ficaram pelo software. O Mac Pro, computador topo de gama da marca de Cupertino e que não sofria uma grande atualização há alguns anos, foi completamente redesenhado. Esquecendo o formato habitual de um computador de secretária, o Mac Pro é agora um computador cilíndrico. No interior estarão os processadores Intel Xeon E5, que serão mais comuns em servidores do que em computadores para uso pessoal, e discos SSD (de acesso e escrita mais rápidos do que num habitual disco de computador).
Disponível no próximo outono nos EUA, vai estar também um novo serviço: o iTunes Radio. Este serviço de rádio na Internet será gratuito e disponibilizará rádios personalizadas, tendo em conta os gostos do clientes.
fonte: JN
Nenhum comentário:
Postar um comentário