Tradutor - Translate

CCP - Moveis

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Diagnóstico precoce e gratuito a crianças com autismo

Projeto:
O deputado Rodrigo Moraes (PSC) apresentou o Projeto de Lei 539/2013, que institui diagnóstico precoce e distribuição de remédios gratuitamente, além de prestação de apoio social e psicológico às famílias de crianças autistas.
Em sua justificativa, o parlamentar afirmou que as diretrizes para a efetivação dos direitos fundamentais decorrentes da Constituição Federal e das leis que propiciem o bem estar das pessoas autistas tem que ser cumpridas. Rodrigo Moraes considerou que o grande número de portadores de autismo e de outros transtornos globais do desenvolvimento são fundamentais para a ampliação de uma política de apoio e atendimento, garantindo condições de dignidade e desenvolvimento aos portadores de autismo e a seus familiares.
“Estas crianças, sem o atendimento adequado, certamente estarão excluídas da sociedade, além do enorme sofrimento que é causado às famílias”, afirma o deputado estadual Rodrigo Moraes.
Por que é tão importante começar o tratamento o mais cedo possível?
O autismo se instala nos três primeiros anos de vida, quando os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de formar as conexões necessárias. Embora o transtorno seja incurável, quando demora para ser reconhecido, esses neurônios não são estimulados na hora certa e a criança perde a chance de aprender.
Estudo mostrou que, enquanto nos Estados Unidos o diagnóstico é feito antes dos 3 anos de idade, no Brasil o transtorno só é identificado quando a criança já tem de 5 a 7 anos. Esse atraso agrava as deficiências do autismo e traz mais sofrimento para as famílias.
Fonte: Diana Vieira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar o blog

Deixe o seu comentário!!!